Gestão de Frotas boa: Aprenda como fazer em 2020


É uma pergunta que pode surgir ao microempresário e até mesmo às macroempresas. Como fazer uma frota que possa ter total funcionalidade, gere poucos gastos e que possa te dar o total controle de como a mesma funciona longe dos seus olhos?
Mas você pode estar se perguntando o que é uma boa gestão de frotas e para o que serve.

Cada empresa possui a sua própria frota, pois o uso de veículos muitas vezes se faz mais do que necessário na rotina da empresa e muitas vezes usar o automóvel particular possa vir a se tornar um transtorno, afinal, os gastos ficam um pouco mais descontrolados quando se trata disso, por isso, muitas empresas preferem ter seus carros de serviço.

Podem ser desde carros pequenos à carros grandes, mas como gerenciar uma frota, sendo ela pequena ou grande? Pois esse aparato será necessário a você mesmo que você tenha somente um carro ou até mesmo cem carros, pois é assim que você irá conseguir controlar o uso do carro empresarial, como ele está sendo dirigido, quem são os responsáveis por infrações de trânsito caso elas ocorram, e até mesmo os gastos com combustível, kms rodados e reparos e revisões necessárias.

Iremos te ajudar a fazer uma boa gestão de frotas e a conseguir organizar bem, num passo a passo.

Faça uma lista.

Primeiramente você precisa ter ideia de quantos veículos sua empresa possui, quantos quilômetros cada um anda por mês, se precisam de alguma avaliação para passar por conserto, qual o estado de cada caminhão e precisa ter ideia também de cada detalhe que cerca o veículo, de como estão seu saldos de infrações, quanto você gasta por mês com combustível, salário dos motoristas, manutenção e também precisa ter ideia de quanto você gasta para manter a equipe que o ajuda a gerenciar essa frota.

Tendo ideia de tudo isso, você já está a um passo à frente de conseguir fazer uma boa gestão de frotas, afinal, você já está com tudo o que você precisa listado, pronto para poder administrar melhor o uso desses carros e também o comprometimento da sua equipe.

Sempre esteja à frente dos problemas!

Com uma gestão de frotas funcional, você consegue saber qual tipo de manutenção deve ser feita em determinado veículo e quanto você irá gastar. A questão de estar à frente dos problemas pode ser representada facilmente por você conseguir prever seus gastos e também conseguir prevenir que eles se tornem maiores, pois você conseguirá passar a fazer manutenções antes que um problema maior apareça.

Com uma gestão de frotas funcional você também poderá administrar melhor qual funcionário está com determinado veículo, assim, qualquer infração de trânsito cometida pelo funcionário será responsabilidade dele, prevenindo maiores gastos e descontrole pra empresa.

Monitorando quantos quilômetros os seus veículos rodam em média por mês ou por semana, você consegue também prever os seus gastos com a gasolina em valores aproximados, causando um melhor controle orçamentário para sua empresa.

O combinado não sai caro.

Agora que você tem controle melhor dos seus gastos, dos seus problemas e você sabe exatamente como solucioná-los estando sempre à frente, você precisa construir uma política interna em sua empresa.

Como eu posso evitar mais gastos? Pense nisso como um investimento. Se você adequar sua empresa à normas para que os gastos sejam eliminados, a sua gestão de frotas irá conseguir fluir. Para isso você precisa também de uma política interna que irá incentivar os seus funcionários a ajudá-lo, a realmente vestir a camisa da empresa e a fazer as coisas da maneira correta.

Para isso, você pode investir na capacitação desses funcionários, sejam eles motoristas ou pessoas que trabalham junto a você na manutenção dessa gestão de frotas. Se você investir na capacitação de motoristas para, por exemplo, segurança no trânsito, você irá diminuir os seus gastos de manutenção por algum problema causado por falta de atenção na estrada. Além de que, o seu funcionário se sentirá valorizado por você estar investindo na capacitação profissional dele, assim, o influenciando a vestir a camisa da empresa e não cometer infrações internas, como por exemplo, usar o veículo empresarial para fins pessoais.

Uma boa Gestão de Frotas rastreia seus veículos para melhor controle.

Pode parecer algo óbvio a ser dito, mas você vai descobrir coisas novas aqui. O rastreamento de veículos irá ajudá-lo a manter um melhor controle sob a sua frota, como por exemplo, para controlar o uso do veículo, pois você sempre terá ciência do trajeto que deve ser feito por ele, e se houver um desvio de rota – você já vai saber qual motorista está usando o carro – você irá saber quem é o responsável e poderá levantar questionamento sobre isso.

O rastreamento pode auxiliar você a sempre saber a rota do caminhão, poder calcular prazos – já que você saberá o dia que o caminhão estará na empresa e não estará, você poderá agendar as manutenções periódicas para determinados automóveis e vai controlar melhor os gastos com ele, além de também gerar lucros a você. Já que um carro em bom estado permanecerá mais na estrada que dentro da oficina, e também com as melhores rotas, você irá economizar gasolina e concretizar uma política de melhor funcionário do mês.

Deixe um comentário